Fórum da Mulher Contabilista do DF reúne cerca de 200 profissionais

Comunicação CRCDF

Cerca de 200 profissionais acompanharam na última quarta-feira (08/03) o IX Fórum da Mulher Contabilista do Distrito Federal, realizado pelo CRCDF no Centro de Convenções Israel Pinheiro. A reinvenção da mulher foi o tema principal do evento, que trouxe na programação palestras sobre empoderamento feminino, administração do tempo e inteligência emocional.

A abertura foi conduzida pelo presidente do CRCDF, Adriano Marrocos. Ele explicou que o CRCDF buscou inovar nesta 9ª edição do evento. "A data foi escolhida propositalmente para homenagear essas profissionais. Estamos investindo nesse processo de reinvenção. Temos que olhar para o futuro, buscar alternativas para o cenário atual. A contabilidade está diante de um cenário econômico e social diferente e os profissionais, hoje especialmente as mulheres, precisam se definir e reestruturar suas posições para enfrentar os desafios que vem por aí", afirmou e aproveitou para agradecer a Comissão da Mulher que organizou o evento e é coordenada pela contadora Jaqueline Pereira Rocha Torres e composta pelas profissionais da contabilidade, Rejane Pires da Cunha, Alessandra Neiva Amorim, Sulamita Abreu, Diana Confessor, além da vice-presidente de Administração do CRCDF, Darlene Paulino Delfino Lunelli.

O presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro, partipou da abertura e lembrou o avanço feminino na profissão. Hoje elas representam 43% do total de profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade. "São cerca de 230 mil mulheres que desenvolvem seus trabalhos na contabilidade". E de acordo com ele esse percentual deve aumentar nos próximos anos, já que as universidades do país têm cerca de 150 mil mulheres frequentando os cursos de ciências contábeis, enquanto têm cerca de cem mil homens na mesma condição. "A tendência é que o número de mulheres registradas nos CRC's cresça e ultrapasse o número de homens, assim como nas universidades", lembrou Juarez Carneiro.

O "Empoderamento Feminino" foi o assunto da palestra da escritora e fundadora do Instituto Ânima de Desenvolvimento. "Elas têm uma força impressionante, não é por acaso que as mulheres estão ganhando espaço na profissão. Não queremos tomar o lugar de ninguém, mas preencher o espaço que nos pertence, e eu acho que as contadoras estão fazendo isso muito bem", destacou. O tema "Reinventar-se" foi abordado pela psicóloga e Master Coach, Bette Maria. Ela destacou o conteúdo prático das palestras. "Tentei trazer aprendizados úteis, com dicas simples, fáceis, que podem ser aplicadas no dia-a-dia das profissionais", ressaltou.

A master coach e treinadora comportamental, Camila Ribeiro, falou sobre "Administração do Tempo". Ela garante que o planejamento é fundamental para aumentar a produtividade. "Se a mulher souber administrar o tempo dela, vai perceber os ganhos em produtividade. Organizando melhor a vida, planejando as tarefas, é possível encaixar os afazeres no tempo desejado", explicou. Já o tema "Inteligência Emocional" foi abordado pelo fundador do Instituto Brasileiro Master Coaching, Raphael Costa. Para ele o tema foi pertinente e o debate proveitoso. "É muito bom ver esse tipo de iniciativa. A gente sabe que, no mercado de trabalho, existe ainda uma desigualdade e muitos desafios precisam ser enfrentados. Entender como as leis emocionais funcionam é muito importante para superá-los", destacou.

A coordenadora da Comissão CRCDF Mulher, Jaqueline Pereira Rocha Torres, lembrou que as inscrições se esgotaram antes do prazo. "Estamos felizes com o resultado, o objetivo foi fazer um evento diferente, em um local incomum, e a comissão encarou o desafio com muita alegria e disposição e ficou muito satisfeita com o resultado", lembrou.

A contadora Valdete Alves da Silva atua em Luziânia - GO, uma das participantes do evento, elogiou o Fórum. "O próprio ambiente já tem uma energia diferente e ser homenageada ao mesmo tempo em que temos a oportunidade de aprender um conteúdo interessante é muito gratificante", afirmou. "Os temas abordados são bem atuais e certamente será bem aproveitado por todas", comentou a contadora Lisa Glenda dos Santos. 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.