Evento Luso-Brasileiro reúne profissionais da contabilidade do Brasil e de Portugal

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

A Casa do Comércio, em Salvador (BA), reuniu no dia 31 de março (sexta-feira), cerca de 200 profissionais que participaram da 7ª edição do Luso Brasileiro de Contabilidade e do XV Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia.

Tradicional evento entre Brasil e Portugal, o Luso tem como objetivo compartilhar conhecimentos contábeis entre os dois países. Paralelo ao Luso foi realizado o 15º Fórum da Mulher Contabilista, que trouxe como lema “A mulher profissional da contabilidade no Brasil e em Portugal”. Um dos propósitos do evento foi o de estimular o debate e a reflexão sobre os temas atuais com os estudantes e com os profissionais da área.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), Antonio Carlos Nogueira Cerqueira, disse, no seu discurso, que “foi um privilégio o Estado receber dois grandes importantes eventos para a classe e que a delegação de Portugal foi primordial para reforçar o laço criado entre os dois países.”

DSC_0107

Já o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, reforçou a importância do Luso para o Brasil e Portugal. “Esse forte vínculo está ainda mais resistente, graças ao abnegado trabalho de dois Antônios de peso”, referindo-se a Antônio Lope de Sá e António Domingues de Azevedo.

Um dos momentos mais importantes do evento foi a homenagem prestada do ex-presidente da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) de Portugal, António Domingues de Azevedo. A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e o CFC apresentaram um vídeo sobre os momentos mais importantes na gestão do ex-presidente.

Na ocasião, a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) instituiu a medalha Mérito Contábil António Domingues de Azevedo. A comenda, concedida ao profissional que possua reputação ilibada e que exerça, no mínimo, 10 anos de exercício da profissão contábil e que seja autor de obra contábil de reconhecido valor, foi entregue à doutora em Contabilidade pela Universidade do Minho, Lúcia Lima Rodrigues.

A mesa de honra foi composta pelos presidentes do CFC, José Martonio Alves Coelho; da Fundação Brasileira de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro; do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Antonio Carlos Nogueira Cerqueira; do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Idésio da Silva Coelho Júnior; do representante da Ordem dos Contabilistas Certificados de Portugal, José Carlos Marques; da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarim; da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia, Carlos de Souza Andrade; da Academia Baiana de Ciências Contábeis, Adeíldo Osório de Oliveira; e da coordenadora adjunta da Câmara de Registro do CFC, Maria Constança Galvão Carneiro.

A palestra magna na abertura do evento foi conduzida pela presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim “O Exercício da Cidadania e o Combate à Corrupção”. Maria Clara fez uma abordagem sobre a corrupção no Brasil e o seu impacto com o desenvolvimento social e econômico no País.

Ainda, no período da manhã, foi realizado o painel “He for She”, que teve como palestrante, Charles Krieck, sócio da KPMG, com coordenação do presidente da FBC, Juarez Domingues Carneiro. E o painel “A mulher no mundo dos negócios”, que contou com a participação da administradora Rosemma Burlacchini Maluf, e foi coordenado pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), José Gonçalves Campos Filho.

No período da tarde, os debate trataram sobre, "A auditoria como fator de proteção à sociedade", proferida pelo palestrante Idésio da Silva Coelho Jr., presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), coordenado pelo membro da Abracicon, Wellington do Carmo Cruz. Em seguida, o painel "A educação profissional continuada no Brasil e Portugal", contou com a participação dos palestrantes Nelson Zafra, vice-presidente do CFC, e Leonor Fernandes Ferreira, membro da OCC, com a coordenação da portuguesa Lúcia Lima Rodrigues. Já o painel "O mercado de trabalho x Normas Internacionais Públicas e Privadas - Desafios" teve a participação dos palestrantes Gardênia Maria Braga de Carvalho, conselheira do CFC, e o diretor da OCC, Artur Maria da Silva, a coordenação foi do presidente da Abracicon, Adeildo Osório de Olivieira.

A palestra, "A mulher profissional de contabilidade no Brasil e Portugal", encerrou a programação com as participações de Marcia Ruiz Alcazar, vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), e da Dra. Claudia Isabel Afonso dos Santos, diretora da OCC. A coordenadora adjunta da Câmara de Registro do CFC, Maria Constança Carneiro Galvão coordenou os trabalhos.

Participaram também do evento conselheiros do CFC, presidentes e vice-presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), integrantes da FBC, ex-presidentes do CRCBA, acadêmicos da Abracicon, presidentes e acadêmicos das academias Regionais, e a delegação da OCC.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.