CRCSP: 25ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo

Por  Thiago Benevides de Jesus Alves - Comunicação CRCSP

Foi após a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pelos alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim, que teve início a 25ª Convenção dos Profissionais do Estado de São Paulo (Convecon), no dia 9 de outubro de 2017.

A abertura da 25ª Convecon teve a presença de autoridades políticas, lideranças das entidades contábeis e do meio empresarial. O presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Jânio Benith, e presidentes de sindicatos e associações contábeis prestigiaram a abertura solene do maior evento contábil de 2017 no Estado de São Paulo.

Do Conselho Diretor do CRCSP, estavam presentes os vice-presidentes Marcia Ruiz Alcazar (Administração e Finanças), José Donizete Valentina (Fiscalização, Ética e Disciplina), José Aparecido Maion (Desenvolvimento Profissional) e Neusa Prone Teixeira da Silva (Registro). Também estavam na solenidade conselheiros, delegados, ex-presidentes e ex-conselheiros do CRCSP.

A mesa da solenidade foi composta pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Gildo Freire de Araújo, pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), representando o presidente José Martonio Alves Coelho, o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro, pelo presidente do Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes (Ibracon) – 5ª Seção Regional e pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Antônio Carlos de Castro Palácios, representando os presidentes dos CRCs do Brasil.

A 25ª Convecon está sendo realizada no Pró Magno Centro de Eventos, na capital paulista, de 9 a 11 de outubro, sob o lema “Escrevendo a História e o Futuro da Contabilidade.”

Após ter declarada aberta oficialmente a 25ª Convecon, o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, fez a entrega da Medalha Professor Hilário Franco, destinada ao profissional da contabilidade que tenha se distinguido na doutrina e pesquisa da ciência contábil ou defendido, com distinção, dissertação de mestrado ou tese de doutorado em instituições de pesquisa ou na área do ensino contábil ou com a autoria de obras literárias na esfera da Contabilidade.

O doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Welington Rocha, foi condecorado com a Medalha Professor Hilário Franco, entregue a cada Convenção.

Muito emocionado, o Professor Doutor Welington Rocha agradeceu seu chefe que, quando ele era office-boy em uma empresa, na década de 60, o aconselhou a fazer o curso técnico em contabilidade. “Foi minha melhor escolha” – disse Rocha. Estou muito feliz por ser contador e porque estou recebendo esta medalha. Hilário Franco foi muito amigo do meu sogro e é uma felicidade muito grande para mim receber esta honraria”.

Representando as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, o presidente do Ibracon – 5ª Região, Sérgio Antônio Dias da Silva, afirmou que “trabalhando o futuro da profissão está voltado ao aprimoramento, por meio dos Exame de Suficiência, de Qualificação Técnica e da Educação Profissional Continuada. Esta Convenção contribui, com uma programação de alta qualidade para esse aprimoramento”.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luiz Fernando Nóbrega, informou que o CFC está trabalhando na divulgação a Resolução n.º 1.530, sobre lavagem de dinheiro, no novo Código de Ética do Contador e nas novas prerrogativas do profissional da contabilidade. “O momento exige profissionais ativos, informados e éticos. A 25ª Convenção vai deixá-los mais ricos em conhecimento”.

Luiz Fernando Nóbrega, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC

A vice-presidente da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo, vereadora Edir Sales (PSD) representou o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB). Ela entregou ao presidente do CRCSP um Voto de Júbilo pela realização do evento. “A 25ª Convecon mostra o dinamismo da classe contábil”, disse a vereadora.

O deputado estadual Itamar Borges (PMDB) afirmou que a contabilidade valoriza, democratiza e é fundamental para gerir as empresas. Saúdo todos os participantes desta grande Convenção”, disse o deputado, “e homenageio as vice-presidentes do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar e Neusa Prone Teixeira da Silva, por estarmos no Outubro Rosa”.

O deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) disse que a 25ª Convenção complementa a gestão do presidente Gildo Freire de Araújo. “Este evento é um sopro de alegria num momento de treva que vivemos no nosso país”, disse o deputado.

História e futuro da Contabilidade

Ao encerrar a solenidade de abertura da 25ª Convecon, o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, disse que escolheu o lema “Escrevendo a História e o Futuro da Contabilidade” porque “são 73 anos de história de Convenções de Contabilidade no Estado de São Paulo, todas realizadas com a união que caracteriza a classe contábil e com o sucesso que os 150 mil profissionais da contabilidade paulistas, registrados atualmente, imprimem a nossas realizações.”

O presidente Gildo disse ainda que “evocamos o passado porque respeitamos e nos espelhamos no exemplo que cada líder e cada profissional da contabilidade nos legou nestas sete décadas de história! Vislumbramos o futuro porque, como inerente aos seres humanos, queremos deixar para nossos filhos e netos uma história de realizações construída com trabalho e dignidade”.

O presidente afirmou que “a Contabilidade está presente no cenário econômico de cada país, de cada estado e de cada cidade, independentemente da sua importância socioeconômica, independentemente do seu tamanho. A contabilidade está presente nas nossas casas e nas nossas vidas!”

Ele lembrou que “graças à tecnologia, o profissional da contabilidade teve que mudar seu rumo, alterar as suas metas e mergulhar mais profundamente na vida das empresas e dos governos, tornando o exercício contábil um instrumento essencial para que as decisões a serem tomadas sejam embasadas nas informações que o fazer contábil fornece. No final do século 20 e neste século 21, a Contabilidade passou a ser analítica e projecional, conquistando espaço gerencial e estratégico, exigindo um novo perfil do contador, levando o profissional a investir em atualização constante.”

Gildo disse que “a Contabilidade é o nosso instrumento para trabalhar e contribuir para termos no presente um país que sempre acreditamos, como sendo grandioso no futuro. Queremos hoje um país digno do nosso orgulho, construído por nós, mulheres e homens de bem, que não abrem mão da competência, da ética e da transparência! Um país que deve aceitar e respeitar as diversidades, um país que repudia com veemência a corrupção, o descaso e a desonestidade que historicamente infelicitaram o povo batalhador e digno da nossa terra!”

Ao terminar seu discurso, Gildo convidou a todos a começarem “este grande evento acreditando no nosso Brasil! Que sejamos sempre transparentes e com responsabilidade social. Iniciemos esta Convenção com a força que faz os brasileiros sempre vencerem os obstáculos!”

Personalidades presentes

A abertura da 25ª Convecon contou com a presença de muitas autoridades. Estavam presentes os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade Manoel Carlos de Oliveira Júnior (Amazonas), Clara Germana Gonçalves Rocha (Ceará), Rogério Marques Noé (Minas Gerais), José Gonçalves Campos Filho (Pernambuco), Vitória Maria da Silva (Rio de Janeiro), Marcelo Alexandre Seemann (Santa Catarina) e Angela Andrade Dantas Mendonça (Sergipe). Do CFC, estavam presentes o vice-presidente Administrativo, Sérgio Faracao, e os conselheiros João de Oliveira e Silva e Vânia Labres da Silva. O presidente do Ibracon Órgão Nacional, Idésio da Silva Coelho Júnior, também prestigiou o evento.

Realização
A 25ª Convecon foi organizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) em parceria com as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo: Instituto Paulista de Contabilidade (IPC); Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP) e Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp).

Das Entidades Contábeis Congraçadas, estavam presentes os presidentes Sergio Prado de Mello (IPC), Manoel de Oliveira Maia (Fecontesp), Antonio Eugênio Cecchinato (Sindcont-SP), Márcio Massao Shimomoto (Sescon-SP e Aescon-SP) e Paschoal Rizzi Naddeo (Apejesp).

Apoio

A 25ª Convecon tem o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Associação dos Contadores Municipais de São Paulo, Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam) e Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.