CRCRS: Presidente do CFC participa da solenidade de abertura da XV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul

Por Maristela Girotto – Comunicação CFC

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, participou da solenidade de abertura da XV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRCRS), de 26 a 28 de agosto.

Em seu discurso, o presidente do CFC destacou a relevância da programação e do lema escolhido para o evento – “Contabilidade: o poder da informação em suas mãos”. “A consistente programação que ora nos é apresentada e o próprio lema deste fórum nos convidam a uma profunda reflexão em torno do poder que temos nas mãos, como agentes portadores de informações privilegiadas, que possuem a prerrogativa e o dever de sinalizar aos gestores o estado da saúde de suas administrações”, afirmou Martonio Coelho.

O presidente do CFC ressaltou ainda que, atualmente, os profissionais da área contam com dispositivos legais e tecnologias de ponta como suportes necessários para o exercício da profissão. “Hoje, o profissional tem à mão uma infinidade de meios para gerar informações eficazes e precisas”, disse ele.

Além enfocar o aspecto tecnológico, o presidente chamou a atenção para “as responsabilidades institucionais maiores” do Sistema CFC/CRCs, destacando, entre outras, a preocupação dos Conselhos de Contabilidade quanto ao dever de fiscalizar, para assegurar o exercício correto da profissão, e o de promover o desenvolvimento integral da classe por meio da educação continuada.

A solenidade

Por Comunicação CRCRS

A solenidade de abertura da XV Convenção de Contabilidade do RS ofereceu momentos de emoção aos cerca de 1.700 presentes. Um show de luzes e um vídeo sobre o poder da informação que nos conecta com o mundo marcaram a abertura oficial do evento.

Solenidade de abertura da XV Convenção de Contabilidade do RS: “O Poder da Informação eu suas Mãos”.  Fotos Luiz Nery/Foto Luiz

Durante a solenidade, foi outorgada a distinção Mérito Contábil Contador Ivan Carlos Gatti ao contador Rogério Rokembach, que presidiu o Conselho Regional de Contabilidade do RS, no período 2008-2009. A distinção, que carrega o nome de um gaúcho que é um dos maiores ícones da contabilidade brasileira, é destinada a homenagear os que, no campo das atividades contábeis, contribuíram com o seu trabalho para o engrandecimento da classe contábil. O presidente Antônio Palácios fez a entrega da placa de homenagem a Rokembach, que foi responsável, em sua gestão à frente do Conselho, pela implantação da Rádio e da TV Web CRCRS, e pelo lançamento do primeiro balanço socioambiental deste Regional.

O presidente do CRCRS entregou a placa de distinção do Mérito Contábil Contador Ivan Carlos Gatti a Rogério Rokembach.

Em sua fala de agradecimento aos seus familiares, amigos e colegas, Rogério Rokembach lembrou seu pai, também contador, e declarou-se um apaixonado pela profissão. Ele destacou o papel de líder motivacional desempenhado pelo contador Ivan Carlos Gatti, de quem foi amigo.

O anfitrião do evento, presidente Antônio Palácios, agradeceu a presença dos convencionais e de todos os que colaboraram para a realização da XV Convenção de Contabilidade. A necessidade de atualização dos profissionais, em especial, no uso das novas tecnologias, como único caminho para a valorização da classe contábil e a atuação do CRCRS na área social, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e dos Observatórios Sociais como instrumentos de transparência e controle das informações, também foram ressaltados pelo presidente.

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, ressaltou a atuação do Conselho na área social, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil e dos Observatórios Sociais.

A mesa da solenidade de abertura contou com as presenças do presidente Palácios; da secretária do Gabinete de Políticas Sociais do Estado e Primeira-Dama, Maria Helena Sartori, que representou o governador do Estado, José Ivo Sartori; do deputado estadual Adilson Troca, que representou a presidência da Assembleia Legislativa do Estado; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cézar Miola; do prefeito municipal de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin; do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho;  da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarim; do presidente da Academia de Ciências Contábeis do RS, Eloi Dalla Vecchia; do presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro; do superintendente da Receita Federal do Brasil na 10ª Região Fiscal, Paulo Renato da Silva Paz; do presidente da Federação dos Contabilistas do Estado do RS, Sérgio Luiz Rosseto; do presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 6º Regional, Marcelo Saweryn; do presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade do RS (Sescon/RS), Diogo Chamum; do presidente do Sescon-Serra Gaúcha, Ronaldo Tomazzoni; do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, Cláudio Filippi, representando todos os demais presidentes de Conselhos Regionais; e do contador Antônio Carlos Nasi, detentor da medalha Mérito Contábil João Lyra.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.