Conselho Federal de Contabilidade participa do Fórum de CEO da Ifac

Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

Representantes do Conselho Federal de Contabilidade participam, nesta semana, do Fórum dos Chefes Executivos 2018, realizado pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, sigla em inglês), em Nova York (EUA).
Nesta segunda-feira (26), o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, esteve presente nas discussões acerca do planejamento estratégico da Ifac. Junto com representantes de outros 40 países, o grupo debate estes dois dias os cenários no mundo, abordando temas desde a reformulação do processo educacional, com foco no desenvolvimento tecnológico, sustentabilidade, liderança e inovação à onda blockchain.

Vice-presidente do CFC, Joaquim Bezerra, participa de mesa de trabalho do evento

O vice-presidente destacou a importância da participação direta do Brasil no Fórum de CEO, com a representatividade do CFC e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), para o alinhamento das configurações do processo de convergência internacional das normas de Contabilidade, auditoria, educação e de padrões éticos nas organizações. “Estamos aqui representando a Contabilidade brasileira nos debates sobre as tendências mundiais e escutando o posicionamento dos países sobre a economia e o desenvolvimento social”, ressaltou.

Presidente da Ifac, Rachel Grimes, e o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra

Nesta terça-feira (27), a programação do fórum conta com palestras sobre desenvolvimento sustentável, os impactos do blockchain na Contabilidade e liderança em inovação. Além do vice-presidente Joaquim Bezerra, também participa do evento o presidente do Ibracon, Francisco Sant’Anna.

Vice-presidente do CFC, Joaquim Bezerra (terceiro da esq. para a dir.) com participantes do Fórum

Conselho de Administração da Ifac

O vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, também está em Nova York e participa, nos dias 1º e 2 de março, da reunião do Conselho de Administração da Ifac, representando o Brasil.
“Na pauta, vamos tratar de temas relacionados à tendência global da profissão contábil, a consulta efetuada pelo Monitoring Group, o processo de elaboração de normas e sobre o Congresso Mundial de Contadores da Ifac, que será realizado este ano em Sidney, Austrália”, explicou. Na quarta-feira (28), Idésio Coelho também estará presente em audiências restritas de trabalho, que discutirão temas como Noclar, statement of membership obligation, comitê de auditoria, entre outras tendências globais de tecnologia.

Sobre a Ifac

A Federação Internacional de Contadores é uma organização que tem por missão atender ao interesse público e fortalecer a profissão contábil. Os principais eixos da atuação da Ifac são o apoio ao desenvolvimento de normas internacionais de alta qualidade; a promoção da adoção e implementação desses padrões normativos nos diversos países do mundo; o fortalecimento das organizações profissionais da área; e a participação em questões de interesse público.
Para o Conselho Federal de Contabilidade, ser entidade membro da Ifac significa manter o Brasil atualizado quanto às tendências da profissão contábil; participar do processo de edição das normas internacionais de contabilidade e, conforme a conveniência e a oportunidade, convergir as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) ao padrão internacional; e interagir com entidades mundiais em programas técnicos e científicos da área para compartilhar conhecimentos

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.