CRE vai realizar treinamento para auditores

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

O Comitê de Revisão Externa de Qualidade (CRE) vai realizar, nos meses de abril e maio, treinamentos para os auditores que atuaram ou que irão atuar como revisores.  As cidades que receberão treinamento serão Porto Alegre, no dia 24/4; Belo Horizonte e São Paulo, ambas no dia 5/5;em Brasília e no Rio de Janeiro, ambas no dia  12/5; e os de Curitiba e Recife ocorrerão no dia 19/5.

De acordo com o cronograma, serão tratados os procedimentos que os revisores devem adotar para os trabalhos de revisão, principais falhas encontradas pelo Comitê e problemas que têm gerado não aprovação de processos.

Segundo o vice-presidente Técnico do CFC, Zulmir Ivânio Breda, “os treinamentos são importantes porque possibilitarão o aperfeiçoamento das NBC PA 11 - Revisão Externa de Qualidade pelos Pares, regulamentada pela Resolução CFC n.º 1323/2011, além esclarecer dúvidas para os profissionais”.

A Revisão Externa de Qualidade pelos Pares, conhecida como “Revisão pelos Pares”, constitui-se em processo de acompanhamento e controle de qualidade dos trabalhos realizados pelos auditores independentes.

O objetivo da revisão pelos pares é a avaliação dos procedimentos adotados pelo contador que atua como Auditor Independente e pela Firma de Auditoria, com intuito de assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

A qualidade do trabalho, nesse contexto, é medida pelo atendimento estabelecido nas Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas e Profissionais editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), nos pronunciamentos do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) e, quando aplicável, nas normas emitidas por órgãos reguladores.

Para o treinamento, será dada prioridade de inscrição aos auditores, pessoa física e membros de equipes de auditoria de empresas que possuam registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Segundo a organização do evento, será permitida a participação de até duas pessoas por empresa.

As inscrições são limitadas e gratuitas. Os interessados devem encaminhar a solicitação de participação para o endereço eletrônico cre@cfc.org.br , informando nome completo, CPF, empresa (se houver) e a cidade em que deseja participar do treinamento.

Os treinamentos do CRE não pontuarão no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).

 

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.