Comissão estuda a implantação do novo Sistema de Cadastro e Prestação de Contas

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A modernização do Sistema de Cadastro e Prestação de Contas (Sicap) vem sendo discutida, desde 2014, por uma comissão instituída pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Em fase final de trabalho, os membros da Comissão realizaram reunião, nesta segunda-feira (14/12), no CFC, para analisar propostas enviadas por empresas. “Uma segunda reunião será realizada com a mesma finalidade, no dia 1º de fevereiro de 2016, quando deverá ser definida a contratação”, anuncia a coordenadora da comissão, Gardênia Maria Braga de Carvalho.

Segundo a coordenadora, as propostas estão sendo avaliadas com cuidado, “porque o Sistema de Prestação de Contas das entidades de interesse social deverá funcionar de forma segura e precisa”. O Sicap é utilizado para coletar dados e informações de fundações e de outras entidades de interesse social para a prestação de contas ao Ministério Público.

Os membros da Comissão já fecharam o cronograma de implantação do novo Sicap, que deverá ser iniciado nos primeiros meses de 2016. A previsão do grupo é que, durante o ano que vem, seja iniciada a atualização do sistema para, a partir de janeiro de 2017, entrar em operação efetivamente.

Compõem a Comissão instituída pelo CFC os seguintes membros: Gardênia Maria Braga de Carvalho (coordenadora), José Eduardo Sabo Paes, Marcelo Roberto Monello, Luiz Mateus Grimn, Airton Grazzioli, Eduardo Marcondes Filinto da Silva e José Antonio de França.

O trabalho feito pela comissão está sendo possível graças ao convênio de cooperação técnico-científica celebrado entre o CFC – por meio do Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) – e a Associação Nacional dos Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis), a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.