Comissão do Sicap reúne-se em São Paulo

 Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

A comissão constituída para apresentar proposta de atualização e modernização do Sistema de Cadastro de Prestação de Contas (Sicap) se reuniu, na sexta-feira, 10, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP).

O assunto de destaque na pauta foi sobre a criação de um workshop a ser realizado em abril ou maio em São Paulo, para apresentar o trabalho desenvolvido pelos integrantes da comissão. “Na reunião ocorrida hoje (10), definimos que será realizado um workshop para apresentar e validar o trabalho que está sendo desenvolvido com o Sicap, as entidades envolvidas e com o Ministério Público”, afirma Gardênia.

O Sicap é um instrumento de coleta de dados e informações, utilizado por diversos Ministérios Públicos estaduais, no velamento das fundações, conforme dispositivo legal previsto no Art. 66 do Código Civil brasileiro. O sistema tem por objetivo o provimento de dados para a elaboração de estudos e estatísticas e a disponibilização de informações econômico-sociais das instituições sem fins lucrativos.

O subgrupo responsável pelo plano, que constará no novo Sistema, reuniu-se na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), no dia 9 de fevereiro. Segundo Gardênia, “o trabalho realizado por esse subgrupo contribui fundamentalmente para que o sistema retrate o perfil de gestão das Fundações”.

Ainda, segundo Gardênia, o Sicap é importante para as entidades do Terceiro Setor porque visa ao aperfeiçoamento de um sistema com o objetivo de tornar a prestação de contas de Fundações mais eficientes, dinâmicas, interativas e em um modelo tecnológico atual. “O principal objetivo do sistema é que o acompanhamento nas Fundações contribua, principalmente, com o desenvolvimento social do País”, diz a coordenadora.

Participaram da reunião Gardênia Maria Braga de Carvalho (coordenadora da comissão), José Eduardo Sabo Paes, Marcelo Henrique dos Santos, Airton Grazzioli; José Antonio de França, Luiz Mateus Grimn,  Eduardo Marcondes Filinto da Silva, Leonardo de Freitas Mol, Dionizio Ramos, Marcelo Roberto Monello e Domingos Sávio Mota.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.