Comissão de Jovens Lideranças Contábeis faz balanço do trabalho em 2015

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Os integrantes da Comissão Nacional do Projeto Jovens Lideranças Contábeis realizaram, na manhã desta quarta-feira (9/12), no Conselho Federal de Contabilidade, a última reunião do ano. “Fizemos um balanço das ações realizadas em 2015 e concluímos que o Projeto teve uma dimensão muito positiva no País”, afirma o conselheiro do CFC e coordenador da Comissão, Joaquim de Alencar Bezerra Filho. A reunião contou com a presença de Jéssica Oliveira de Souza, Patrícia Pereira Castro, Priscilla Propp e Ricardo Pocetti, além do coordenador.

De acordo com Joaquim Bezerra, o Projeto, este ano, foi estruturado em todas as unidades da Federação, por meio da formação das comissões estaduais, as quais reúnem, ao todo, aproximadamente 500 integrantes. Outro ponto destacado pelo coordenador foi quanto à participação dos estudantes de Ciências Contábeis e de jovens profissionais nas atividades executadas durante o ano. “Realizamos mais de cem ações, em várias partes do Brasil, e conseguimos atrair cerca de vinte mil pessoas para esses eventos”, calcula.

Entre as ações realizadas, Joaquim Bezerra cita como exemplos os fóruns de Jovens lideranças contábeis dos estados, momentos em que se priorizou a abordagem de temas sobre empreendedorismo, importância da formação de líderes e preparação dos jovens para o mercado de trabalho. Além disso, o coordenador menciona ações executadas em conjunto com os integrantes do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), quando os membros das comissões dos dois projetos do Conselho Federal de Contabilidade – Jovens Lideranças Contábeis e PVCC – puderam realizar ações sociais em várias comunidades, a exemplo das instalações dos observatórios sociais.

A Coordenadora Nacional do Projeto PVCC a Conselheira Vania Labres participou de parte da reunião reafirmando a parceria com o projeto na formação e desenvolvimento dos observatórios sociais. “tenho certeza que com a participação efetiva dos jovens e dos estudantes poderemos ter um alcance muito maior” afirmou a Coordenadora.

reduzida1-1024x530

No centro da mesa, o coordenador da Comissão Nacional Jovens Lideranças Contábeis, Joaquim Bezerra Filho, ao lado da coordenadora nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, Vânia Labres

Outro destaque, segundo Joaquim Bezerra, foram as palestras vocacionais proferidas em diferentes unidades da Federação. “Colocamos para os estudantes do Ensino Médio que o curso de Ciências Contábeis é uma importante opção profissional”, afirma o coordenador da Comissão Nacional, citando, como resultado desse trabalho, a elevação no número de inscrições nos cursos de Ciências Contábeis. “Segundo o MEC, houve aumento de 10% em relação ao ano passado, o que fez com que o curso se tornasse o quarto mais procurado no Brasil”, informa.

Quanto aos desafios para 2016, o coordenador revela que, após se instalar em todas as unidades da Federação, agora a Comissão Nacional do Programa Jovens Lideranças Contábeis quer alcançar aos municípios. “Queremos nos aproximar daqueles que estão longe”, disse. Para finalizar, ele anunciou que, no ano que vem, será realizado, durante o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade – Fortaleza (CE), de 11 a 14 de setembro –, um fórum nacional de jovens lideranças para cerca de 1.500 pessoas.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.