CFC sediará evento de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Fabrício Santos
Comunicação CFC

Transmissão ao vivo. Assista aqui.

Com o tema “As mudanças da contabilidade pública no Brasil, na América Latina e no Mundo – oportunidades e desafios”, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) realizam, nos dias 26 e 27 de abril, na sede do CFC, em Brasília (DF), o V Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos  Aplicados ao Setor Público.

O Seminário tem o objetivo de atender à inserção do País aos padrões internacionais de contabilidade, permitindo à sociedade organizada, aos formadores de opinião e aos organismos internacionais a comparabilidade dos demonstrativos contábeis divulgados pelos países.

De acordo com a programação, a cerimônia de abertura contará com as presenças de autoridades e representantes das entidades organizadoras. A palestra magna “Inteligência Artificial e tecnologia a serviço da contabilidade e da auditoria” será realizada pelo professor Miklos A. Vasarhelyi, da Rutgers University, e terá como  coordenador o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio da Silva Coelho.

Ainda no primeiro dia, os participantes assistirão aos seguintes painéis: “Benefícios das informações alinhadas aos padrões contábeis internacionais”, coordenado pela subsecretária de Contabilidade Pública do Ministério da Fazenda, Gildenora Batista Dantas Milhomem; “Panorama da América Latina na Adoção das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público “(Ipsas, na sigla em inglês), a ser coordenado por um representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e “Auditoria financeira das demonstrações contábeis no contexto dos padrões internacionais”, sob a responsabilidade do diretor técnico do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Rogério Garcia.

A palestra “Plano de trabalho atual e desafios na edição das Ipsas”, sob a coordenação do membro do IPSASB, Leonardo Nascimento, abrirá, no dia 27 de abril, a programação do Seminário.  Em seguida, serão realizados os painéis “Informação de custos no setor público: a experiência brasileira e a sua aplicabilidade no contexto internacional”, a ser gerenciado pelo subsecretário de Política e Estatísticas Fiscais da STN, Pedro Jucá Maciel; e a “Devolutiva da proposta de resposta à consulta pública do documento “Strategy and Workplan 2019/2023”, do IPSASB, que será coordenado por um membro do Grupo Assessor do Conselho Federal de Contabilidade.

O público-alvo esperado para o evento são os profissionais que atuam na contabilidade e finanças públicas, membros de comitês de análise e avaliação das informações de custos, servidores públicos e profissionais de áreas afins à contabilidade, custos, orçamento e estatísticas fiscais do setor público, principalmente aqueles que atuam nas esferas federal, estadual e municipal.

O Seminário conta também com o apoio da Ifac. Informações sobre as inscrições, que são gratuitas, e sobre a programação podem ser obtidas no site do CFC. Para efetuá-las, clique aqui.

Tema: As mudanças da contabilidade pública no Brasil, na América Latina e no Mundo – oportunidades e desafios

PROGRAMAÇÃO - 1º DIA

26 de ABRIL de 2018 (8h às 18h)

CREDENCIAMENTO 8h às 9h

CERIMÔNIA DE ABERTURA COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES E REPRESENTANTES DAS ENTIDADES ORGANIZADORAS

9h às 9h30

1. PALESTRA MAGNA: “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIA A SERVIÇO DA CONTABILIDADE E DA AUDITORIA”

 

  • Prof. Miklos A. Vasarhelyi (Rutgers University)

 

Coordenação: Idésio da Silva Coelho Júnior (Vice-Presidente Técnico do CFC)

9h30 às 10h30
2. PAINEL: BENEFÍCIOS DAS INFORMAÇÕES ALINHADAS AOS PADRÕES CONTÁBEIS INTERNACIONAIS

  • “Panorama Geral e Estratégia do Processo de Convergência aos Padrões Internacionais de Contabilidade no Brasil” (Leonardo Nascimento: membro do IPSASB e do GA NBC TSP/CFC e Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da STN/MF)
  • “Plano de Trabalho do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público” (membros do GA/NBC TSP)
  • “Transparência das Informações Contábeis e Fiscais no Contexto Federativo Brasileiro” (Cláudia Sousa: Gerente de Normas e Procedimentos de Gestão Fiscal da STN/MF e Renato Pucci: Chefe do Núcleo de Consolidação das Contas Públicas da STN/MF)

Coordenação: Gildenora Batista Dantas Milhomem (STN/MF)

10h30 às 12h

INTERVALO DE ALMOÇO

12h às 14h
3. PAINEL: PANORAMA DA AMÉRICA LATINA NA ADOÇÃO DAS IPSAS

  • “Experiências de Implementação das IPSAS na América Latina: Visão de países membros do Foro de Contadurías Gubernamentales de América Latina – Focal”

Coordenação: (Coordenação do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID)

14h às 16h30

INTERVALO

16h30 às 16h50

4. PAINEL: AUDITORIA FINANCEIRA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NO CONTEXTO DOS PADRÕES INTERNACIONAIS

  • “A Auditoria Financeira do Tribunal de Contas da União” (Tribunal de Contas da União - TCU)
  • “A Auditoria Independente no Contexto do Setor Público” (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon)

Coordenação: Rogério Garcia (Diretor Técnico do Ibracon)

16h50 às 18h

ENCERRAMENTO - 1º DIA

PROGRAMAÇÃO - 2º DIA

27 de ABRIL de 2018 (8h às 17h)

ABERTURA DO 3º DIA DO EVENTO 8h55 às 9h

5. PALESTRA: “PLANO DE TRABALHO ATUAL E DESAFIOS NA EDIÇÃO DAS IPSAS”

  • João Fonseca (Staff do IPSASB)

Coordenação: Leonardo Nascimento (Membro do IPSASB)

9h às 10h30

6. PAINEL: INFORMAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA E A SUA APLICABILIDADE NO CONTEXTO INTERNACIONAL

  • “Modelo Conceitual de Custos no Setor Público Brasileiro” (Rosilene Souza: Coordenadora de Informação de Custos da STN/MF)
  • “Importância de Modelos Integrados e seus benefícios para a informação contábil” (Éder Vogado: Gerente de Informação de Custos da STN/MF)
  • “Custos no Setor Público: Atitudes, Inovações e Perspectivas” (Giuliano Cardoso: Auditor Federal de Finanças e Controle)

Coordenação: Pedro Jucá Maciel (Subsecretário de Política e Estatísticas Fiscais da STN)

10h30 às 12h

INTERVALO DE ALMOÇO:

12h às 14h

7. PAINEL: DEVOLUTIVA DA PROPOSTA DE RESPOSTA À CONSULTA PÚBLICA DO DOCUMENTO “STRATEGY AND WORKPLAN 2019-2023” DO IPSASB

  • “Contextualização e Apresentação do Documento” (João Fonseca: Staff do IPSASB)
  • “Principais Resultados das Discussões com os Representantes da América Latina e do Brasil” (Leonardo Nascimento: membro do IPSASB; João Fonseca: Staff do IPSASB; Ayres Moura: Technical Advisor do IPSASB)
  • “Contribuições a Serem Propostas ao Documento” (membros do GA NBC TSP/CFC)
  • Debate e encaminhamentos

Coordenação: Membro do Grupo Assessor do Conselho Federal de Contabilidade

14h às 16h30

ENCERRAMENTO DO EVENTO

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.