CFC recebe visita do novo presidente do Ibracon

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (7), na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), uma visita institucional com o novo presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna.

Na ocasião, o presidente do Ibracon apresentou uma agenda de trabalho com temas de interesse entre as duas entidades e com os Conselhos Regionais de Contabilidade. “A intenção dessa agenda é a de fomentar a integração com o Sistema CFC/CRCs”, disse Sant´Anna.  O presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, aproveitou a oportunidade e desejou sucesso para o presidente do Ibracon pela gestão que se iniciou em janeiro deste ano.

Dentre os temas apresentados, destacam-se: a resposta ao Monitoring Group, grupo de instituições financeiras internacionais e órgãos reguladores mantidos pela International Organization of Securities Commissions (Iosco); a alteração da Responsabilidade Ilimitada do Auditor na CVM (Instrução Normativa nº 308); a 8ª Conferência do Ibracon, a ser realizada nos dias 11 e 12 de junho de 2018, em São Paulo (SP);  o apoio aos CRCs e a construção de uma agenda conjunta.


Da esq.: para a dir.: Marco Aurélio Fuchida, Francisco Sant´Anna, Zulmir Breda, 
Idésio Coelho e Eduardo Pocetti

O presidente do CFC manifestou interesse em apoiar os assuntos apresentados pelo Ibracon e ressaltou a importância de se fortalecer, ainda mais, a relação entre as duas entidades. “Estreitando ainda mais esse laço, podemos aperfeiçoar o trabalho realizado no que diz respeito às normas contábeis e à melhoria dos mecanismos de controle de qualidade”.

Participaram da reunião os presidentes do CFC, Zulmir Ivânio Breda; do Ibracon, Francisco Maldonado Sant´Anna; o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho; o presidente do Conselho de Administração do Ibracon e do Grupo Latinoamericano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif), Eduardo Augusto Rocha Pocetti; e o superintendente do Ibracon, Marco Aurélio Fuchida.

Novo presidente

O contador Francisco Antonio Maldonado Sant´Anna foi eleito para presidência do Ibracon para a gestão 2018/2020.  Com mais de 30 anos de experiência como auditor independente, tendo inclusive, atuado nos EUA, Sant´Anna foi diretor de Comunicação do Ibracon nas duas gestões anteriores (2012/2014 e 2015/2017).

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.