CFC publica resolução sobre Política de Gestão de Riscos

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU), de 23 de agosto de 2017, a Resolução CFC n.º 1.528, aprovada na Reunião Plenária do CFC do dia 18 de agosto de 2017, que institui a Política de Gestão de Riscos do Conselho Federal de Contabilidade.

A Resolução, que segue a orientação da Instrução Normativa Conjunta MP/CGU n.º 01/2016, que recomenda aos órgãos da administração pública a adoção de medidas para a sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos, aos controles internos e à governança, tem por finalidade estabelecer os princípios, diretrizes e responsabilidades a serem  observados e seguidos no processo de gestão de riscos integrados ao Planejamento Estratégico, programas, projetos e processos do CFC.

De acordo com a diretora do Conselho Federal de Contabilidade, Elys Tevania  Carvalho, “a gestão de riscos permite tratar com eficiência as incertezas para o melhor aproveitamento das oportunidades e pela redução da probabilidade ou do impacto de eventos negativos”.

Outro ponto da Resolução que merece destaque refere-se às sugestões  das melhores práticas internacionais que tratam da gestão de riscos corporativos, como o Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission/Enterprise Risk Management – Integrated Framework (Coso/ERM) e a Norma Técnica ABNT NBR ISO 31000:2009 Gestão de riscos – Princípios e Diretrizes. Mais informações sobre a Resolução podem ser obtidas aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.