CFC participa de reunião do Conselho Gestor do Programa Viva Voluntário

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou, nesta terça-feira (27), da 2ª reunião ordinária do Conselho Gestor do Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário. No papel de convidado, o CFC esteve presente como ouvinte no encontro que discutiu atualizações e informes sobre a implementação do programa; a aprovação do regimento interno; a apresentação da composição e metodologia dos grupos de trabalho, entre outros assuntos.

O vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra, e o coordenador da Comissão Gestora Nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Elias Dib Caddah Neto, representaram o CFC nas discussões. Além da reunião do conselho gestor, o CFC também integrou os GTs Prêmio Nacional de Voluntariado e Cidades Piloto - PNUD.

CFC participa de reunião do Conselho Gestor do Programa Viva Voluntário

Representantes do CFC durante a reunião do Conselho Gestor

O grupo de trabalho Cidades Piloto – PNUD será desenvolvido, inicialmente, em cidades a serem definidas em cada uma das regiões do País. A ideia é que cada cidade seja o local de mobilização de entidades responsáveis por trabalhos voluntários, de treinamento e apoio ao desenvolvimento de novos projetos.

“Temos muito o que contribuir com o   Viva Voluntário. O Conselho possui uma grande capilaridade, com representatividade em todos os estados, podendo, assim, ser ponto focal para diversas parcerias onde os profissionais da contabilidade poderão estar presentes, assumindo seus papéis de atores sociais em favor do desenvolvimento de uma sociedade mais humana e justa”, ressaltou Joaquim Bezerra.

Elias Dib Caddah Neto representou o CFC no grupo de trabalho que discutiu sobre o Prêmio Nacional de Voluntariado. O grupo tem como objetivo elaborar a regulamentação do Prêmio, definir os critérios de inscrição, avaliação e seleção e realizar a primeira cerimônia de premiação, que acontecerá dia 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado. "O Prêmio Nacional do Voluntariado é um evento de grande   importância porque visa premiar projetos de organizações governamentais, empresarial, cidadãos, e entidades não governamentais sem fins lucrativos que promovem ações voluntárias transformadoras. E o Conselho Federal de Contabilidade vem somar com as demais entidades participantes diante da grande participação do profissional da contabilidade na prática da cidadania e controle social por meio do PVCC".

CFC participa de reunião do Conselho Gestor do Programa Viva Voluntário

Integrantes do Conselho Gestor e dos GTs do Viva Voluntário

Durante o encontro, a assessora especial da Casa Civil da Presidência da República, Martha Seiller, explicou sobre o andamento da elaboração da plataforma digital do voluntariado, uma ferramenta que unirá as iniciativas e projetos das organizações que precisam de voluntários com pessoas que querem se engajar em alguma atividade. Segundo ela, a previsão para o lançamento do sistema no dia da premiação.

Representantes do Ministério da Defesa também ressaltaram as ações da pasta no Estado de Roraima, que,  com a chegada em massa dos imigrantes venezuelanos, passa por necessidades nas áreas de saúde, segurança alimentar, educação, entre outros. São mais de 40 mil venezuelanos que buscam refúgio no Brasil devido à severa crise política e econômica que vive o país vizinho. Seiller reforçou a importância da transversalidade de apoio entre os órgãos públicos e agradeceu a parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“O Conselho Gestor tem um papel estratégico para o avanço do Viva Voluntário. E a  cooperação do Brasil com o PNUD reflete o nosso objetivo de contribuir para o bem comum, rumo a uma sociedade mais justa. Contamos com a experiência e conhecimento de todas as instituições”, disse.

O Viva Voluntário reúne integrantes do Governo federal, organizações da sociedade civil e de empresas, e é coordenado pela Casa Civil e PNUD.  O objetivo é que o CFC tenha o papel, inicialmente, de “ouvinte” no Conselho Diretor do programa e, também, participação nos grupos de trabalho com ações que envolvam temas, como Educação Financeira e Fiscal. A parceria entre o CFC e o Programa Viva Voluntário deverá ser acordada formalmente por meio de um memorial de entendimento.

Programa Viva Voluntário

O Viva Voluntário foi lançado no dia 28 de agosto de 2017 e tem como objetivo valorizar e promover as atividades voluntárias no Brasil.  O programa possui um Conselho Gestor e grupos de trabalho, que têm o compromisso de reunir esforços entre Governo, setor privado e Terceiro Setor no desenvolvimento de atividades voluntárias; na integração e convergência de interesses entre voluntários e iniciativas que demandem ações de voluntariado;  e na participação ativa da sociedade na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Entre as atividades propostas para 2018, está a criação do Prêmio Nacional de Voluntariado; o desenvolvimento da Plataforma Digital do Voluntariado; e a regulamentação de uma política de estímulo ao voluntariado no setor público. Para saber mais, acesse o site do Viva Voluntário.

Sobre o PVCC

Para atuar no incentivo à prática solidária e na construção de uma sociedade mais sustentável, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) instituiu em 2008 o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que conta com profissionais envolvidos em diversas atividades voluntárias, entre elas, o acompanhamento de projetos apoiados pelos fundos da criança e do adolescente e do idoso e a sensibilização para a criação em estados e municípios que não os têm.  Na prática, os profissionais voluntários atuam junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, esclarecendo dúvidas sobre a adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos. Atualmente, o programa conta com mais de sete mil contadores voluntários. Para saber mais, acesse o site do PVCC.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.