CFC e ABPC realizam reunião em Brasília

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Os representantes da Associação Brasileira de Contadores Públicos (ABPC) estiveram na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), para apresentarem a Associação ao presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho.

Criada em julho de 2016, a ABPC é uma associação de fins não econômicos que tem como finalidade principal congregar profissionais para fins de fomento de discussões, debates, produção e disseminação de conhecimento de temas relacionados à contabilidade e à gestão públicas.

De acordo com a presidente da Associação, Sandra Maria de Carvalho Campos, a ABPC é composta por profissionais da contabilidade e de outras áreas da gestão pública. “Reunimos, na Associação, renomados profissionais com ampla experiência acadêmica e atuação profissional no setor público, motivados para ampliar e potencializar sua contribuição para o fortalecimento da área pública brasileira em parceria com o Sistema CFC/CRCs”, afirma.

Sandra lembra, ainda, que os membros da Associação já participaram de grupos de trabalho voltados à Contabilidade Pública. “A equipe da ABPC conhece todo o trabalho realizado pelo CFC no que diz respeito à adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas do setor público”.

_CT20206

Representantes da ABCP reuniram-se com o presidente do CFC e da Abracicon, na sede do CFC, em Brasília (DF).

Dentre os objetivos da ABCP, destaca-se o fortalecimento do papel profissional e institucional do contador no ciclo da gestão pública, a contribuição para o aprimoramento do arcabouço conceitual e normativo relacionado à contabilidade e à gestão, a colaboração com órgãos normativos no aprimoramento dos regramentos vigente e o desenvolvimento da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP)  para o aperfeiçoamento do controle social.

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, colocou o CFC à disposição ao dizer que “grandes parcerias poderão ser realizadas”. Na ocasião, a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, também afirmou que a Academia está de portas abertas para possíveis trabalhos em conjunto.

Participaram da reunião, além dos presidentes do CFC, da Abracicon e da ABPC, os vice-presidentes da Associação, Victor Branco de Holanda (Comunicação e Fomento ao Controle Social); Diana Vaz de Lima (Pesquisa e Desenvolvimento); e Carlos Alberto de Miranda Medeiros (Assuntos Institucionais).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.