CFC divulga locais de prova do 17º EQT Auditoria e 1º Exame de Perícia Contábil

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou, nesta semana, os locais onde serão aplicadas as provas para o 17º Exame de Qualificação Técnica (EQT) - Auditoria e o primeiro relacionado à Perícia Contábil. O EQT tem como objetivo estimular o aperfeiçoamento do contador na execução do trabalho a ser desenvolvido na área de Auditoria Independente e Perícia Contábil.

As provas para o 17º EQT Auditoria, que são dividas em Qualificação Técnica Geral, Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Superintendência de Seguros Privados (Susep), serão aplicadas de 21 a 24 de agosto. Mais de dois mil profissionais se inscreveram para essa edição do exame.

Serão cobrados dos candidatos, na prova de Qualificação Técnica Geral, Legislação e Ética Profissional; e Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretações Técnicas, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. A prova Específica para atuar em auditoria de instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abordará Legislação Societária; Legislação e normas aplicáveis às Instituições reguladas pela CVM; e Língua Portuguesa Aplicada.

Já a prova Específica para Atuação na Área de Auditoria nas Instituições Reguladas pelo Banco Central do Brasil (BCB) traz Legislação sobre a Profissão Contábil; Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretações Técnicas, editadas pelo CFC; Legislação e Normas do Sistema Financeiro Nacional (SFN); Conhecimento de Operações da Área de Instituições Reguladas pelo Banco Central do Brasil e Contabilidade das Instituições do Sistema Financeiro Nacional.

E, finalmente, a prova específica para Atuação na Área de Auditoria nas Instituições Reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) contará com Legislação sobre a Profissão Contábil; Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretações Técnicas, editadas pelo CFC; Normas e Procedimentos Contábeis e de Auditoria Aplicáveis às Entidades Reguladas pela Susep; Conhecimento da Estrutura do Sistema Nacional de Seguros Privados e das Operações da Área de Entidades Reguladas pela Susep; e Contabilidade das Instituições Reguladas pela Susep.

Prova para peritos contábeis conta com mais de 740 inscritos

O primeiro exame para peritos acontecerá no dia 25 de agosto e contará com 50 questões objetivas e duas subjetivas. De acordo com o edital, serão cobrados dos candidatos conhecimentos em Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica, Profissionais e Interpretações inerentes à Perícia; Legislação sobre a Profissão Contábil; Ética Profissional; Legislação Relacionada ao Processo Civil Aplicada à Perícia; Direito Constitucional, Civil e Processual Civil Afetos à Legislação Profissional, à Prova Pericial e ao Perito; Língua Portuguesa e Redação.

Será aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 60% dos pontos das questões objetivas e 60% dos pontos das questões dissertativas previstos na prova. Com a aprovação no exame, o candidato terá o registro no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC), do CFC, composto, atualmente, por mais de três mil inscritos.

O CNPC foi criado em março de 2016 com o objetivo de oferecer ao Poder Judiciário e à sociedade uma lista de profissionais qualificados que atuam como peritos contábeis. Para participar, o contador deve estar devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de sua jurisdição e ser aprovado na EQT-Perito Contábil. Mais informações sobre o primeiro exame para Peritos Contábeis podem ser obtidas aqui.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.