CFC abre audiência pública para três Normas Brasileiras de Contabilidade

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

Sugestões devem ser enviadas até o dia 23 de setembro

 O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) colocou a atualização de três normas relativas à auditoria e à asseguração em audiência pública. Elas foram revisadas pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), entidade responsável por editar as normas internacionais de auditoria (ISAs, na sigla em inglês). O Brasil, desde 2010, adotou as normas internacionais e, por isso, precisa realizar a sua atualização ao mesmo tempo em que a Ifac a realiza.

Os textos modificados foram o da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Auditoria Estrutura Conceitual (NBC TA – Estrutura Conceitual), da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Asseguração 3000 (NBC TO 3000) e da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Asseguração 3420 (NBC TO 3420).

De acordo com a vice-presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Verônica Souto Maior, as mudanças não são de conteúdo, mas buscam, na sua grande maioria, melhorar a apresentação dos temas. “Detalhamos os itens para torná-los de fácil identificação pelos profissionais”, explica. Ela esclarece ainda que a atualização da NBC TO 3420 se fez necessária  apenas para  se adequar às alterações realizadas nas  duas outras Normas.

A NBC TA – Estrutura Conceitual traz referências sobre o que deve conter em trabalhos de auditoria, revisão e asseguração.

A NBC TO 3000 trata dos trabalhos de asseguração que são diferentes dos de auditoria e de revisão de informações financeiras históricas. Nessa revisão, foi incluído, como trabalho de asseguração, o de atestação.

A NBC TO 3420 trata da compilação de informações financeiras pro forma.

Os textos estão disponíveis aqui. As sugestões devem ser enviadas até o dia 23 de setembro de 2015, para o email ap.nbc@cfc.org.br.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.