Auditores de Goiânia e Brasília recebem treinamento do CRE

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

O Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE) realizou no dia 16, em Brasília (DF), e no dia 17, em Goiânia (GO), treinamento para os auditores independentes – com registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) –, que atuam como revisores. O CRE foi criado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Instituto dos Auditores Independentes (Ibracon).

No treinamento, foram destacados os principais problemas enfrentados pelos revisados: cadastro desatualizado, revisor compatível, revisão recíproca, autorização de clientes e pelos revisores: cadastro desatualizado, papéis de trabalho e tipo de relatório emitido. Outro ponto de destaque do treinamento foi como preencher o questionário, com dúvidas e questionamentos sobre o cumprimento das normas.

Sobre o CRE

De acordo com a Resolução CFC nº 1.323/2011, que aprova a NBC PA 11, a Revisão pelos Pares caracteriza-se por um processo de acompanhamento e controle de qualidade dos trabalhos realizados pelos auditores independentes. O objetivo da revisão é a avaliação dos procedimentos adotados pelo contador que atua como auditor independente e pela firma de auditoria. A qualidade é medida pelo que é estabelecido nas normas brasileiras editadas pelo CFC e pelo Ibracon.

A Revisão pelos Pares é, de acordo com a Resolução, o exame realizado por auditor independente nos trabalhos de auditoria executados por outro auditor independente, que compreende os procedimentos e técnicas de auditoria utilizados para a execução dos trabalhos nas empresas.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.