Amaro Gomes recebe homenagem da Universidade de Lancaster

Por Comunicação CFC

O contador brasileiro Amaro Luiz De Oliveira Gomes recebeu, no dia 13 de dezembro de 2017, o Alumni Award for Outstanding Graduate, da Lancaster University. O prêmio é concedido pela Lancaster University – que ocupa a sexta posição no ranking das Top 10 instituições de ensino no Reino Unido e eleita a universidade do ano – a ex-alunos ilustres. Amaro Gomes obteve o titulo de Mestrado em Contabilidade e Finanças na Lancaster University Management School (LUMS) em 1998.

Após carreira no SESI, Pricewaterhousecoopers, e Banco Central do Brasil, Amaro Gomes tornou-se membro do International Accounting Standards Board (Iasb) em 2009, exercendo, atualmente, seu segundo mandato como representante da América Latina.

Amaro Gomes é um dos 14 integrantes do IASB, órgão que estabelece as International Financial Reporting Standards (IFRS), atualmente utilizadas por mais de 140 países, e sua contribuição para o desenvolvimento e crescimento da profissão contábil é reconhecida pelo importante papel que desempenha na adoção das IFRS no Brasil.

No âmbito do IASB, Amaro Gomes é o Chairman do Grupo de Economias Emergentes (EGG), composto por representantes dos países emergentes membros do G20 e da Malásia, atua como consultor para os projetos de Combinação de Negócios sob Controle Comum, Atividades Reguladas, Instrumentos Financeiros com Características de Passivo e Patrimônio, Estrutura Conceitual, e Taxonomia XBRL, e é o Board Member responsável pela coordenação de projetos com organismos internacionais, tais como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e o ISAR/UNCTAD/ONU.

Trajetória de sucesso

Amaro é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Contabilidade e Finanças por Lancaster University (Inglaterra). Lecionou no Centro de Ensino Universitário de Brasília (CEUB) e em cursos de pós-graduação lato sensu na Fundação Getúlio Vargas (núcleo de Brasília) e da Universidade de Brasília (UnB). Ingressou no Banco Central do Brasil em 1992 no Departamento de Normas do Sistema Financeiro Denor, e foi chefe da Unidade no período de 2004 a 2009. Iniciou a carreira no Serviço Social da Indústria – SESI (1985-1986) e foi auditor da Pricewaterhousecoopers de 1986 ate 1992. Amaro Gomes foi eleito Contador do Ano 2017 pela ANEFAC e foi agraciado com a Medalha Horacio Berlinck pelo CRSP.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.