Abertura da XXIX Contesc é prestigiada por lideranças e autoridades

Por Sara Caprario – Comunicação CRCSC

A solenidade de abertura da XXIX Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina (Contesc) iniciou com a voz de Rubens Daniel, cantor do Sul do Estado, interpretando o Hino Nacional e o Hino de Santa Catarina. No palco, estavam várias autoridades e lideranças da classe contábil, que falaram para uma plateia de mais de 900 profissionais.

site1-1024x561

O governador do estado, Raimundo Colombo, prestigiou o evento e disse que a classe de contadores é formada por líderes. Também fizeram uso da palavra o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio, e o senador Paulo Bauer. O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Juarez Carneiro, e o presidente da Academia Catarinense de Ciências Contábeis, Nélio Herzmann, estiveram presentes.

site2-1024x681

O coordenador da Comissão Organizadora Sergio Faraco, o presidente do CRCSC Adilson Cordeiro e o presidente da Fecontesc Tadeu Oneda foram os anfitriões da noite que encerrou com duas importantes palestras sobre economia em Santa Catarina: Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio e Glauco José Corte, presidente da Federação das Indústrias (Fiesc).

O coordenador da Comissão Organizadora, Sergio Faraco, deu as boas-vindas a todos e ressaltou que toda a programação foi planejada para atualizar os profissionais e, ao mesmo tempo, promover troca de ideias e experiências.

 site3-1024x681

Governador - Durante sua fala, o governador do Estado Raimundo Colombo disse que a classe contábil é formada por líderes e, portanto, são agentes políticos em suas comunidades. “Para mudar o que estamos vivenciando, é preciso mudar o sistema. É preciso mobilização, organização e acima de tudo conscientização para saber quais são os líderes que queremos. Poder falar com uma plateia qualificada, como esta, é um momento importante para avançarmos nas mudanças que queremos”, disse ele.

site4-1024x681

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, fez um agradecimento especial à presença de todos os conselheiros representantes de Conselhos Regionais (CRCs), ressaltando o prestígio de Santa Catarina com uma participação tão maciça no evento. Depois, ele abordou a evolução da Contabilidade e concluiu que “o conhecimento é a chave da profissão”, por isso, todos esses momentos de aprimoramento devem ser valorizados.

O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, lembrou da importância do profissional de contabilidade como responsáveis pela base para a transparência tão almejada, destacou o trabalho do CRCSC na qualificação e valorização da categoria, citou a campanha o Ministério Público Federal no combate à corrupção e solicitou participação de todos na lista de assinatura que permitirá ingressar com projeto de lei de iniciativa popular. “É possível transformar a indignação em mudanças efetivas para a sociedade”, destacou Adilson.

O presidente da Fecontesc, Tadeu Oneda, também abordou os avanços da Contabilidade e sua importância na gestão estratégica das organizações, lembrando um pouco da história da Contesc e o papel do evento na união da classe contábil.

O senador Paulo Bauer disse que vivemos um momento de dificuldade e o Brasil precisa encontrar os caminhos. “Como contadores temos a grande responsabilidade e o conhecimento técnico para fazer o Brasil avançar. Santa Catarina é um exemplo no controle de finanças públicas e com a força de cada um é que podemos melhorar, afinal precisamos menos pedaladas e mais Contabilidade”, disse ele.

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado estadual Gelson Merísio, destacou que o contador é o companheiro das micro e pequenas empresas e também da gestão pública. “Como é difícil girar a máquina pesada e onerosa do Estado, precisamos da habilidade desses profissionais no controle e execução das contas”, concluiu Merísio.

site7-1024x681

site5-1024x681

site6-1024x681

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.