20º CBC: Painel vai mostrar a necessidade de se avaliar os impactos da inflação nos negócios

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

Medida auxilia gestores na tomada de decisão

A inflação de julho fechou em alta de 0,52% e acumula 8,74% em 12 meses. O índice interfere nos negócios de várias formas, entre elas, no valor dos ativos monetários das organizações, além de reduzir o poder de compra da população. A contabilidade tem instrumentos para aferir com precisão esses dados e pode oferecer uma informação qualificada para que o gestor tome decisões mais acertadas. O tema será discutido em painel no 20.º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que será realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), de 11 a 14 de setembro, em Fortaleza (CE).

A inflação é o aumento no nível dos preços em um período de tempo. As causas podem ser muitas, como elevação do custo de produção, crescimento da demanda sem correspondente expansão de oferta ou indexação de contratos. O Brasil já viveu momentos de hiperinflação, quando os preços subiam desproporcionalmente em relação ao poder de compra. Naquele período, a contabilidade era obrigada a informar o impacto da inflação nas demonstrações contábeis. A regra não é válida hoje. “O Brasil já teve duas formas de calcular os impactos da inflação na contabilidade das empresas. A primeira, mais simples, criada em 1976, e depois, uma mais complexa, que vigorou de 1987 a 1995. Com a adoção do Plano Real a obrigatoriedade foi revogada”, afirma o professor Ph.D titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Natan Szuster.

Mas mesmo uma inflação baixa pode ter impacto nos negócios. É o que defende o professor do Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais da PUC-SP, Sérgio de Iudícibus. “Nós não estamos, no Brasil, lidando com padrões europeus de inflação, que ficam em torno de 2%, e mesmo uma inflação de 3% ou 4% ao ano interfere nos negócios, e estamos desconsiderando isso”, argumenta. Ele ressalta que, ao explicitar essa informação, o profissional da contabilidade auxilia o gestor a tomar decisões mais eficientes.

O tema será debatido no painel Inflação: Reflexos na Contabilidade, que ocorrerá no dia 12, às 16 h, nas salas 2 e 3 do auditório do Pavilhão Oeste do Centro de Eventos Ceará. Os professores Iudícibus e Szuster falarão das implicações e dos métodos para aferir o impacto da inflação nos negócios. A mesa será coordenada pelo coordenador adjunto da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CFC, Geraldo Batista.

Sobre o 20.º Congresso Brasileiro de Contabilidade

O Congresso Brasileiro de Contabilidade é o maior evento da classe. Reúne profissionais, estudantes e acadêmicos do Brasil e do mundo num ambiente de troca de experiências e oportunidade de negócios, com objetivo de produzir conhecimento em todas as áreas da contabilidade para melhor servir o cidadão.

As inscrições ainda estão abertas. Conheça a programação completa e todas as informações relativas ao evento em https://cbc.cfc.org.br/

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.