17º Exame de Qualificação Técnica Auditoria: mais de 2 mil inscritos

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Os profissionais que pretendem fazer parte do Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) terão seus conhecimentos testados, de 21 a 24 de agosto, momento em que serão aplicadas as provas para os Exames de Qualificação Técnica Geral, Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários e Superintendência de Seguros Privados (Susep). Mais de dois mil profissionais se submeterão aos exames.

O Exame de Qualificação Técnica para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), instituído pela NBC PA 13 (R2) é um dos requisitos para a inscrição do contador no CNAI, que irá atuar na área de Auditoria Independente. O EQT tem como objetivo estimular o aperfeiçoamento do contador na execução do trabalho a ser desenvolvido na área de Auditoria Independente.

Serão cobrados dos candidatos, na prova de Qualificação Técnica Geral, Legislação e Ética Profissional; e Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretações Técnicas, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Na prova Específica para atuar em auditoria de instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM): Legislação Societária; Legislação e normas aplicáveis às Instituições reguladas pela CVM; e Língua Portuguesa Aplicada.

Para a prova Específica para Atuação na Área de Auditoria nas Instituições Reguladas pelo Banco Central do Brasil (BCB): Legislação sobre a Profissão Contábil; Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretações Técnicas, editadas pelo CFC; Legislação e Normas do Sistema Financeiro Nacional (SFN); Conhecimento de Operações da Área de Instituições Reguladas pelo Banco Central do Brasil e Contabilidade das Instituições do Sistema Financeiro Nacional.

E, finalmente, na prova específica para Atuação na Área de Auditoria nas Instituições Reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep): Legislação sobre a Profissão Contábil; Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretações Técnicas, editadas pelo CFC; Normas e Procedimentos Contábeis e de Auditoria Aplicáveis às Entidades Reguladas pela Susep; Conhecimento da Estrutura do Sistema Nacional de Seguros Privados e das Operações da Área de Entidades Reguladas pela Susep; e Contabilidade das Instituições Reguladas pela Susep.

As provas serão realizadas nas datas de 21 de agosto, Qualificação Técnica Geral (QTG); 22 de agosto, prova específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pela CVM; 23 de agosto, prova específica para atuação em instituições autorizadas a funcionar pelo BCB; e 24 de agosto, prova específica para as sociedades supervisionadas pela Susep. Todas as provas serão aplicadas das 14h às 18h, horário de Brasília (DF). Os locais de realização dos EQT  serão divulgados no portal do CFC a partir do dia 7 de agosto.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.