1)     Acompanhar, Apoiar e Orientar o Setor de Fiscalização dos CRCs

Atividade: Realizar visitas periódicas aos Conselhos Regionais de Contabilidade para verificar a qualidade dos trabalhos fiscalizatórios realizados, verificando a o cumprimento da Legislação aplicada a fiscalização do exercício profissional no âmbito dos Conselhos de Contabilidade.

Justificativa: O dinamismo da profissão contábil obriga os Fiscais dos CRCs a se atualizarem constantemente. Cabe, portanto, ao CFC, como órgão norteador das ações do Sistema, apoiar, acompanhar e orientar as ações de fiscalização dos Conselhos Regionais, bem como garantir que tais ações sejam realizadas dentro de parâmetros qualitativos satisfatórios

Objetivo: Desenvolver ações visando garantir que a Fiscalização do Sistema CFC/CRCs seja exercida com abrangência e uniformidade necessárias.

Metas: Auditar os 27 CRCs ao longo do exercício de 2016

2)     Acompanhar, Apoiar e Orientar as Câmaras de Fiscalização dos CRCs

Atividade: Realizar visitas as Câmaras dos Conselhos Regionais de Contabilidade para verificar a qualidade dos julgamentos de processos, principalmente, no que diz respeito a análise da instrução e do trâmite processual com o objetivo de aprimorar os trabalhos realizados.

Justificativa: Em face das análises verificadas na Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, é relevante que os Conselheiros do CFC realizem visitas as Câmaras de Fiscalização e Ética e Disciplina dos CRCs no intuito de assessorar o CRC no aprimoramento da instrução e do trâmite processual.

Objetivo: Desenvolver ações visando garantir que a qualidade do julgamento de processos administrativos ético-disciplinares do Sistema CFC/CRCs.

Metas: Assessorar as Câmaras de Fiscalização e Ética e Disciplina dos CRCs dos 27 CRCs ao longo do exercício de 2016.

3)     Seminário de Vice-Presidentes e Chefes de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs.

Atividade: Encontro do CFC com os 27 Vice-presidentes de Fiscalização e de Ética e Disciplina e Chefes de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs.

Justificativa: O dinamismo da profissão contábil exige constante acompanhamento e aperfeiçoamento por parte dos órgãos fiscalizadores. À Realização de reuniões com os Vice-presidentes do Sistema constitui importante ferramenta na busca de melhorias e soluções dos problemas encontrados pelos Gestores e Fiscais do sistema CFC/CRCs. Dessa forma, planejamos a realização de seminário destinado aos Vice-presidentes e Chefes de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs para a discussão das questões Nacionais relacionadas à execução dos trabalhos de Fiscalização.

Objetivo: Manter as ações de fiscalização em consonância com as Diretrizes do Sistema CFC/CRCs e garantir a qualidade na execução das mesmas.

Metas: Avaliar os resultados das ações de fiscalização em execução e redirecioná-las, se necessário.

4)     Reunião de Chefes de Fiscalização

Atividade: Reunião dos 27 Chefes de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs.

Justificativa: No intuito de alinhar e uniformizar procedimentos fiscalizatorios em todo território nacional, em face as alterações das legislações em vigor, faz necessário a realização de reuniões periódicas entre os chefes de fiscalização do Sistema CFC/CRCs.

Objetivo: Realizar reuniões regionalizadas dos chefes de fiscalização do Sistema CFC/CRCs.

Metas: Realizar 3 reuniões regionalizadas ao longo do exercício de 2016.

5)     Escola de Fiscais do Sistema CFC/CRCs

Atividade: Capacitação de fiscais do Sistema CFC/CRCs.

Justificativa: Faz-se necessário uma formação mais sólida e contínua dos profissionais que atuam na fiscalização, Contadores e Técnicos em Contabilidade, no intuito de obterem-se melhores resultados por meio de uma qualificação dos fiscais mais profícua e com maior frequência, tendo como foco a competência técnica, seriedade profissional, desenvolvimento humanístico e ético.

Objetivo: Capacitar todos fiscais dos CRCs para o exercício de suas funções, conforme estabelecido no Manual de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs.

Metas: Desenvolver um treinamento a distancia no intuito de qualificar anualmente os fiscais do Sistema CFC/CRCs.

6)     Revisão da Legislação Aplicada a Fiscalização

Atividade: Atualização e adequação da legislação aplicada a fiscalização do Sistema CFC/CRCs.

Justificativa: As normas que regem a profissão contábil e os procedimentos adotados pelos CRCs para a fiscalização dos profissionais da contabilidade e empresas em geral são dinâmicos. Esse dinamismo deve ser acompanhado pelas normas e Resoluções que disciplinam os procedimentos fiscalizatórios. Desde modo, a revisão da legislação da profissão aplicada a fiscalização precisa ser revista constantemente, pois carece de adequações às práticas adotadas pelos profissionais de contabilidade.

Objetivo: Manter os procedimentos fiscalizatórios adequados às práticas adotadas pelos Contabilistas, Fiscais do Sistema e legislações em geral.

Metas: Atualizar o Manual de Procedimentos Processuais.