2º Exame de Suficiência de 2012

O CFC publicou, em 8/11, no Diário Oficial da União (DOU), nova lista de aprovados na prova para Técnico em Contabilidade. Esta lista retifica e anula a lista publicada no DOU, para Técnico em Contabilidade, no dia 6/11.

Segue a lista, retificada, dos aprovados na prova de Técnico em Contabilidade:

Observação: não houve alteração na lista de aprovados na prova de Bacharel em Ciências Contábeis, publicada no DOU no dia 6/11, que segue abaixo.


O CFC publicou, no dia 6/11/2012, no Diário Oficial da União, na Seção 3, páginas 200 a 219, o resultado do 2º Exame de Suficiência de 2012, após análise de recursos. As provas foram aplicadas no dia 23 de setembro.

Seguem as listas dos aprovados:

Gabaritos definitivos

Após a análise dos recursos, houve a anulação das seguintes questões:

Prova para Bacharel em Ciências Contábeis:
Questões anuladas: nºs 29 e 30

Prova para Técnico em Contabilidade:
Questões anuladas: nºs 32 e 48

Confira os gabaritos definitivos

Acesse as respostas dos recursos interpostos e acompanhe seu desempenho:

Clique Aqui


PROVAS

EDITAL


Aplicadas as provas do 2º Exame de Suficiência de 2012 

As provas da segunda edição de 2012 do Exame de Suficiência foram realizadas no dia 23 de setembro em 123 cidades do Brasil.No total, inscreveram-se para o Exame 37.643 candidatos, sendo 31.999 para a prova de Bacharel em Ciências Contábeis e 5.644 para a de Técnico em Contabilidade.Será considerado aprovado o candidato que acertar, no mínimo, 50% do total das questões.

Prazos
De acordo com o Edital Exame de Suficiência nº 02/2012, os gabaritos preliminares das questões objetivas das provas serão divulgados, nos sites do CFC, dos CRCs e da FBC (www.fbc.org.br), em até 20 dias após a data de realização das provas.

A relação dos aprovados será publicada no Diário Oficial da União (DOU) e divulgada nos sites do CFC, dos CRCs e da FBC no prazo de até 60 dias a partir da data de aplicação das provas.

Os aprovados no Exame terão dois anos, a contar da data da publicação da relação dos aprovados no DOU, para requererem, no CRC, o registro profissional de contador ou de técnico em contabilidade.

Recursos

O edital do Exame estabelece as seguintes condições para a interposição de recursos:

O candidato que desejar interpor recurso contra os gabaritos preliminares das provas poderá fazê-lo no período compreendido entre as 10 horas do primeiro dia útil até as 18 horas do quarto dia útil, após a divulgação dos gabaritos preliminares.

Após esse prazo, o sistema de acompanhamento de inscrição ficará automaticamente indisponível para a interposição de recursos. Somente será admitida a interposição de recursos via sistema de acompanhamento de inscrição, nos sites da FBC (www.fbc.org.br), do CFC e dos CRCs.

Não serão aceitos, em hipótese alguma, recursos protocolados em Delegacias Regionais, nos CRCs, no CFC, na FBC ou por qualquer outro meio que não seja o sistema de acompanhamento de inscrição.

O candidato somente poderá interpor recurso por meio do formulário que será disponibilizado junto com os gabaritos preliminares. Esse formulário, depois de preenchido, deverá ser enviado (anexado) conforme as instruções contidas no sistema de acompanhamento de inscrição, na área e no período determinados para esta finalidade.

Após anexar o formulário, será exibida uma mensagem de confirmação de envio do recurso, a qual deve ser impressa, pois servirá de comprovante de interposição do recurso.

O sistema não aceitará o envio de formulário que tenha tamanho superior a 3 Megabytes.

Sistema de acompanhamento de inscrição: Clique aqui

Dados dos Exames

Na primeira edição do Exame de Suficiência, inscreveram-se 16.608 pessoas. As provas foram aplicadas em 116 cidades brasileiras, no dia 27 de março de 2011. Houve 30,86% de aprovados na prova de Bacharel em Ciências Contábeis e 24,93% de aprovados na de Técnico em Contabilidade.

No segundo Exame, realizado no dia 25 de setembro do ano passado, em 120 cidades, o número total de inscritos subiu para 23.830, sendo 19.689 para a prova de bacharel em Ciências Contábeis e 4.141 para a de técnico em contabilidade. Os índices de aprovação foram de: 58,23% na prova de Bacharel e 37,83% na de Técnico.

Em 2012, a primeira prova registrou 30.720 inscritos. Nessa edição, cujas provas foram aplicadas no dia 25 de março, em 121 cidades brasileiras, foram aprovados 47,19% dos bacharéis e 35,4% dos técnicos.

Para as provas realizadas no dia 23 de setembro, inscreveram-se 37.643 candidatos. Os índices de aprovação serão conhecidos após a publicação do gabarito definitivo.


LOCAIS E ENDEREÇOS DE PROVAS

COMUNICADO

Atenção: alteração de local/endereço de prova

Boa Vista/RR
Local: Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena – Universidade Federal de Roraima (UFRR – Campus do Paricarana)
Endereço: Av. Ene Garcez, 2413 – Aeroporto – Boa Vista/RR (permanece o mesmo)

Palmas/TO
Local: Campus da UNITINS
Endereço: Av. Teotônio Segurado – Quadra 1102 Sul – Lotes 1 e 2 (referência: próximo ao Crystal Hall, em frente o Hotel Italian/ antiga EADCON) – Palmas/TO

Clique aqui e confira a tabela atualizada

Confira o local, o endereço e a sua sala pelo sistema de acompanhamento de inscrição. Clique aqui


RESULTADO DA ANÁLISE DE SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO  

Acesse aqui a lista com o resultado da Análise das solicitações de isenção da taxa de inscrição para a 2ª edição do Exame de Suficiência. Nesta lista constam todos os pedidos deferidos e indeferidos. Favor consultar o item 3 do edital para maiores informações.

RESULTADO APÓS ANÁLISE DE RECURSOS (PAGAMENTO TAXA DE INSCRIÇÃO)
Acesse aqui a lista com o resultado da Análise da solicitações de isenção após a interposição de recursos. Ressaltando que esta lista apenas retifica a anterior já divulgada acima, ou seja, acrescenta mais estes nomes à lista anterior.


INFORMAÇÕES

Foi publicado no Diário Oficial no dia 29 de junho - seção 3, página 263 - o edital de abertura de inscrições e estabalecimento de normas para a realização do segundo Exame de Suficiência de 2012. As provas serão realizadas no dia 23 de setembro (domingo), das 8h30 às 12h30min – horário de Brasília (DF).

O período de inscrição será das 9h do dia 10 de julho às 23h59min do dia 7 de agosto de 2012, para as categorias Bacharel em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade. O valor da inscrição é de R$ 100,00.

As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Brasileira de Contabilidade, do Conselho Federal de Contabilidade e dos Conselhos Regionais de Contabilidade.

Segundo estabelecido no Edital, as provas da segunda edição de 2012 serão executadas, em todo o território nacional, na mesma data e horário, pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). As provas para bacharéis e técnicos serão compostas, cada uma, de 50 questões objetivas.

Outras edições

2º Exame de Suficiência de 2015
1º Exame de Suficiência de 2015
2º Exame de Suficiência de 2014
1º Exame de Suficiência de 2014
2º Exame de Suficiência de 2013
1º Exame de Suficiência de 2013
1º Exame de Suficiência de 2012
2º Exame de Suficiência de 2012
2º Exame de Suficiência de 2011
1º Exame de Suficiência de 2011