Presidente do CFC é homenageado pela Ifac

Federação Internacional de Contadores (Ifac) está em Brasília para sua reunião anual

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, foi homenageado pela presidente da Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), Olivia Kirtley, na abertura da reunião do conselho da entidade, realizada na noite da terça-feira (15), pelos serviços prestados à contabilidade brasileira. Brasília (DF) recebe, de 15 a 18/11, a reunião anual da Ifac, e esta é a primeira vez que a reunião ocorre na América Latina.

Martonio-olivia

Durante a abertura dos trabalhos, Kirtley destacou o papel central da contabilidade no crescimento sustentável do mundo, na transparência das contas públicas e a participação do Brasil no desenvolvimento da contabilidade mundial. “O Brasil tem contribuído ativamente com a contabilidade mundial, com a atuante participação dos integrantes dos boards e, muitos deles, com papel de destaque”, disse. O CFC indica membros da contabilidade nacional com reconhecido conhecimento em diversas áreas para integrar boards da entidade.

O presidente do CFC deu as boas-vindas aos membros da Ifac, de dezenas de países, e elogiou o trabalho que a Federação vem realizando na produção das normas de contabilidade de alta qualidade, “que servem ao interesse público, fortalecem a profissão e auxiliam no desenvolvimento das economias internacionais”.

Martonio Coelho lembrou que o CFC é membro da Ifac desde 1986 e informou que, atualmente, o CFC está trabalhando na convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP) ao padrão emitido pela Ifac. “No Brasil, a contabilidade pública tem tido grande importância para a sociedade e a convergência dessas normas tem sido tratada como uma das prioridades do Conselho”, afirmou.

A reunião anual da Ifac ocorre no Royal Tulip Hotel e parte na sede do CFC. Entre os temas que estão sendo discutidos está a convergência do setor público e a nova norma ética dos profissionais, que entra em vigor em julho do ano que vem.

Na manhã desta quarta-feira (16), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Medes, fez uma palestra para os participantes sobre a conjuntura política e econômica do País.

Por Maristela Girotto - Comunicação CFC e
Juliana Oliveira - RP1 Comunicação

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.