Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado na Câmara dos Deputados

Por Joana Wightman
RP1 Comunicação

Cerimônia alusiva à data de 25 de Abril homenageou a categoria

Os profissionais da contabilidade de todo o país foram homenageados na última sexta-feira (05/05) em solenidade na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento alusivo ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado em 25 de abril, contou com a participação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Nelson Zafra, que representou o presidente do Conselho, José Martonio Coelho.

Mesa-site

“Representamos uma classe forte, que tem como escopo a transparência do registro de todos os fenômenos financeiros e econômicos das organizações. Hoje somos cerca de 530 mil profissionais, que formam um time em busca do aprimoramento e da modernização da profissão, agindo com ética e transparência na preservação do patrimônio público e no combate à corrupção”, afirmou o vice-presidente em seu discurso de agradecimento.

O deputado federal Izalci Lucas (PSDB/DF), que é contador e foi autor do requerimento para a sessão na Câmara, destacou a importância da valorização da profissão. “Hoje vemos que a contabilidade empresarial se compatibiliza com as melhores práticas e normas internacionais, mas na contabilidade pública ainda temos muito que melhorar”, avaliou. Para ele, os bons profissionais devem manter o compromisso com a verdade, além de padrões éticos que dirijam sua conduta.

O senador Hélio José (PMDB/DF), que também prestigiou a cerimônia, questionou: “o que seria de nós se não fossem os profissionais da contabilidade?”. Ele reforçou a importância da carreira para a sociedade brasileira. “Se queremos ser uma potência, precisamos que os contabilistas sejam valorizados, pois são eles os responsáveis por descobrir indícios de corrupção nas contas públicas e privadas”, completou.

 Já Sandra Batista, conselheira do CFC, apontou que o País vive um momento especial, no qual se evidencia o saber técnico-científico da profissão. “A contabilidade está associada à transparência, organização e confiança nos profissionais que levam e acompanham as informações orçamentárias, mostrando não só a situação de empresas, mas de estados e municípios”, refletiu a conselheira.

Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), Adriano Marrocos, o profissional de contabilidade cumpre papel fundamental de redefinir a ética no Brasil. “Nós, contadores, temos um olhar crítico e atento para o futuro. Somos atores sociais fundamentais no processo de desenvolvimento econômico e social”, disse.

Participaram da cerimônia parlamentares, lideranças de instituições contábeis e estudantes dos cursos de Ciências Contábeis de universidades do Distrito Federal, entre elas, Unip, Unieuro, Unopar, Anhanguera e Fortium.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.