CFC se veste de rosa pela prevenção ao câncer de mama

A cada ano, a campanha se fortalece e o Brasil fica mais rosa durante o mês de outubro. A iniciativa de projetar a luz colorida nas fachadas de prédios públicos e privados, monumentos e outras construções, em apoio à campanha de prevenção ao câncer de mama, está sendo adotada, pela primeira vez, pelo CFC, no decorrer deste mês.

Hoje realizada em nível mundial, a campanha conhecida como Outubro Rosa surgiu na década de 1990, com a finalidade de estimular a reflexão sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, de promover a conscientização e compartilhar informações sobre esse tipo de doença,de contribuir para o maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e, ainda, de colaborar para a redução da mortalidade. Quanto mais cedo o câncer de mama é descoberto, mais altas são as taxas de sucesso do tratamento.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo – com exceção do câncer de pele não melanoma –, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Considerado raro antes dos 35 anos, acima desta idade a incidência da doença cresce progressivamente, em especial após os 50 anos. Entidades como a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam que o exame de mamografia seja feito em mulheres a partir de 40 anos e com periodicidade anual.

O CFC vem participando da campanha Outubro Rosa, há vários anos, por meio da realização de palestras aos seus funcionários, iniciativa que irá ocorrer novamente neste mês.

funcionários do CFC assistiram à palestra ministrada pela conselheira Constança Galvão, no dia 20 de outubro.

Além disso, quem passar perto da quadra 5 do Setor de Autarquias Sul, em Brasília (DF), durante as noites de outubro, verá a fachada do Conselho Federal de Contabilidade iluminada de rosa, chamando a atenção para este tema de grande importância: a prevenção ao câncer de mama.

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.